SUBSCREVA NOSSO FEED FEED DE COMENTÁRIOS

Bolinho de Bacalhau

Postado por Educação Ativa sexta-feira, 9 de outubro de 2009


NÃO HÁ DÚVIDAS QUE AS MELHORES RECEITAS DE BACALHAU SÃO DOS NOSSOS "PATRÍCIOS", MAS APESAR DE MUITOS ACHAREM QUE O BACALHAU É ORIGINÁRIO DE PORTUGAL, SUA ORIGEM É OUTRA.
POR VIVER SEMPRE A PROCURA DE ÁGUAS FRIAS, E NATURALMENTE SER ENCONTRADO EM ABUNDÂNCIA NA NORUEGA, ACREDITA-SE QUE A IGUARIA TENHA SIDO INVENTADA PELOS MORADORES DA REGIÃO OU PELOS VIKINGS.
COMO EM SUA ÉPOCA AINDA NÃO CONHECIAM A EXISTÊNCIA DO SAL, ELES PROVAVELMENTE SECAVAM O PESCADO AO SOL, DEIXANDO-O DESIDRATADO E DURO, E LEVANDO-OS EM SUAS LONGAS VIAGENS.
PORÉM, CREDITA-SE AOS BASCOS, DAS REGIÕES ESPANHOLAS O INÍCIO DO COMÉRCIO DO PRODUTO, POR CONHECEREM NESTA MESMA ÉPOCA O SAL E O PROCESSO DA CURA.
CONTA AINDA A HISTÓRIA QUE A PRIMEIRA INDÚSTRIA DE PREPARO DO BACALHAU, SURGIU PELAS MÃOS DO MERCADOR HOLANDÊS, YAPES YPESS.
UM DOS MOTIVOS, PELO QUAL O BACALHAU SE ESPALHOU PELO MUNDO, FOI O FATO DA IGREJA CATÓLICA CONSIDERÁ-LO UM ALIMENTO QUASE SAGRADO, LEMBRANDO PARA ISSO O EVANGELHO, E O FATO DE ALGUNS SEGUIDORES DE JESUS SEREM PESCADORES.
OUTRO FATO QUE A HISTÓRIA CONTA É QUE, COM O PASSAR DOS ANOS, E POR SER UM PRODUTO QUE NÃO ERA PERECÍVEL, ALÉM DE SER FACILMENTE ENCONTRADO, SE ESPALHOU ENTRE A POPULAÇÃO POBRE DAQUELA REGIÃO DA EUROPA, JÁ QUE AOS NOBRES ERAM SERVIDOS, AS FRUTAS,OS CEREAIS E AS CARNES DE CAÇA.
JÁ NO BRASIL, O HÁBITO DE COMER BACALHAU, FOI INTRODUZIDO PELOS PORTUGUESES, QUE JÁ DOMINAVAM A TÉCNICA DA SALGA DESDE O SÉCULO XV, ÉPOCA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES.
A PRIMEIRA GRANDE COMPRA DE BACALHAU, PELO BRASIL, ACONTECEU JUNTO A NORUEGA, EM MEADOS DO SÉCULO XIX, SENDO AINDA HOJE O NOSSO MAIOR FORNECEDOR.
AO CONTRÁRIO DOS TEMPOS ANTIGOS, QUANDO ERA CONSIDERADO ALIMENTO DOS POBRES, LOGO APÓS A SEGUNDA GUERRA E DEVIDO A GRANDE ESCASSEZ DE ALIMENTOS NA EUROPA, A EXEMPLO DE VÁRIOS OUTROS PRODUTOS O BACALHAU SE TORNOU UM PRODUTO RESERVADO APENAS A ELITE, E AINDA HOJE É UM PRODUTO CARO, MAS AGORA POR CAUSA DA GRANDE PROCURA DO PRODUTO.
GRANDE ALIADA DOS CHEFS MODERNOS, A IGUARIA REVELA SEU MELHOR SABOR QUANDO A DESSALGA É FEITA COM O DEVIDO CUIDADO, LEVANDO A MESA UMA MISTURA DE SABOR, PRAZER E HISTÓRIA.
A DESSALGA DEVE SER FEITA COM PELO MENOS 24 HORAS DE ANTECEDÊNCIA, TROCANDO A AGUA PELO MENOS 4 VEZES.
OUTRA INFORMAÇÃO QUE NÃO PODE SER ESQUECIDA, É QUE O NOME "BACALHAU", É ATRIBUÍDO A APENAS QUATRO TIPOS DE PEIXE: COD, PORTO, SAITHE, LING E ZABO, ENTÃO NÃO SE DEIXE ENGANAR, NA HORA DE ESCOLHER SE INFORME, PARA NÃO PAGAR POR UM "FALSO" BACALHAU.
PRA CONTEMPLAR OS NOSSOS LEITORES, UMA DAS MAIS APRECIADAS RECEITAS A BASE DE BACALHAU SERVIDAS NO BRASIL, O TRADICIONAL"BOLINHO DE BACALHAU", BOM APETITE!

INGREDIENTES:
  1. 400 GR DE BACALHAU
  2. 400 GR DE BATATAS (BEM SEQUINHA E DURA)
  3. 100 GR DE FARINHA DE TRIGO
  4. 2 OVOS
  5. 100 GR DE CEBOLA (RALADA)
  6. 2 DENTES DE ALHO (PICADOS)
  7. 2 COLHER DE SOPA DE SALSA E CEBOLINHA (PICADAS)
  8. SAL E PIMENTA BRANCA Á GOSTO.

PREPARO:
DEIXE O BACALHAU DESSALGANDO DE UM DIA PARA O OUTRO, TROCANDO CONSTANTEMENTE A ÁGUA.
PONHA O BACALHAU, EM 500 ML DE ÁGUA COM UM POUCO DE LEITE, PARA FERVER ATÉ O BACALHAU COMEÇAR A SE SOLTAR.
RETIRE DA ÁGUA E ESPERE ESFRIAR PARA DESFIAR.
COZINHE AS BATATAS EM ÁGUA SEM SAL , RETIRE DA ÁGUA E ESPREMA AINDA QUENTE.
EM UMA FRIGIDEIRA DOURE O ALHO E A CEBOLA.
LEVE O BACALHAU JÁ DESFIADO E A BATATA  A PANELA, MISTURE BEM COM O ALHO E A CEBOLA , JUNTE OS OVOS,  O TEMPERO VERDE E ACERTE O SAL E A PIMENTA.
FORME BOLINHOS, PASSE NA FARINHA DE TRIGO E COLOQUE PARA FRITAR EM ÓLEO QUENTE. ASSIM QUE COMEÇAR A BOIAR ESTÁ BOM.
RETIRE COM UMA ESPUMADEIRA, COLOQUE SOBRE PAPEL TOALHA OU GUARDANAPO PARA RETIRAR O EXCESSO DE GORDURA E SIRVA AINDA QUENTE COM FATIAS DE LIMÃO E MOLHO REMOLADO.
SE DESEJAR ACRESCENTE UMA COLHER RASA DE SOPA, DE EXTRATO DE TOMATE.
ISSO DEIXARÁ O BOLINHO COM UMA COR MAIS BONITA. 

RENDIMENTO: + OU - 15 BOLINHOS (DEPENDE DO TAMANHO).

IMAGENS:GOOGLE IMAGENS.
VEJA SP
ARGUMENTAÇÃO E TEXTO:WANDER E FABI.

OUTRAS RECEITAS

Pesquisar este blog

Carregando...

COMPARTILHE

VISITANTES

SEGUIDORES

MEUS BLOGS PREFERIDOS